sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cotidiano


Adoro observar pessoas, sempre gostei das expressões faciais que podemos fazer sem nem perceber!
Imagine uma sala de cinema lotada, você na primeira fileira ou na mais próxima da tela e por um instante olha para traz e vê milhões de rostos desconhecidos quase entrando na cena em que se passa, com os olhos saltando por estar aflito pra saber se no final o mocinho fica com a mocinha ou se o vilão mata todo mundo – oh que tragédia! Sim, este é um vicio meu.
Melhor ainda é se distrair num dia de trânsito intenso, pegar uma sinaleira fechada e ser o primeiro da fila observando as pessoas que atravessam a faixa de pedestre, em que estas parecem mais apressadas, mais preocupadas que você – que aflição – mas ai o sinal logo abre e você ouve buzinas quase que intermináveis em seu ouvido porque ninguém vê o que você consegue.
Outra coisa fascinante é a fila do banco em dias de segunda-feira ou de sexta-feira, os dias de pique. É incrível a paciência das pessoas naquela fila imensa em dia de pagamento. A ansiedade pra receber o dinheiro é notável e a esperança expressa nos olhos também, tal esperança que imagino que seja ‘espero que sobre um dinheirinho no final do mês’ ou ‘que eu consiga pagar as dividas’.
Mas, aliadas as expressões vêm as cores... Seja cor da pele, cor da roupa, cor do cabelo – tudo junto e misturado! Um exemplo seria a cor da roupa, se fossemos analisar pelo sentido de cada cor, as pessoas que sempre estão de preto seriam as tristes, preocupadas, ansiosas; as de colorido intenso são as felizes e assim por diante. Mas a cor nada influencia! O que quero dizer é o quanto elas fazem com que nossos olhos se voltem com atenção a elas, quanto mais escuras e vibrantes, mais se da vontade de olhar, de comer com os olhos.
Adoro também, quando estou triste, pegar várias fotos de quando era criança, principalmente as que estou sorrindo ou então assistir aquela fita de vídeo antiga do aniversário de um ano. Sempre consigo me animar com isso quando ele não consegue. E aí está meu prazer em expressões - o poder da descontração e por fotografias - por ser ainda possível escrever com a luz.
Tente observar mais e saberá o que quero dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário